segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ENTREVISTA

Boas pessoal,

Damos assim o arranque oficial do GUITARRADAS WEBZINE.
Nada melhor do que começar com uma entrevista muito especial com um dos fundadores do nosso Forum Guitarradas.com, o nosso administrador Kaz.

Em breve iremos ter mais entrevistas, bem como iremos dar a conhecer algumas bandas do underground nacional, desde rock, aos blues, passando por jazz, metal e muito mais fiquem atentos e vão passando para ver as novidades.

Kaz é um dos Administradores mais activos do forum, apesar de todas as actividades que tem, uma delas como guitarrista/vocalista da banda CLASSIFIED, lá vai arranjando tempo para estar no forum e moderar os tópicos do mesmo, bem como criar novos conteúdos.

Pois bem amigos, deixo-vos aqui a pequena entrevista que o Kaz deu ao GUITARRADAS WEBZINE.


Boas Kaz, desde já o meu muito obrigado por teres acedido dar esta pequena entrevista.
Kaz:
Na boa! Até parecia mal não ajudar a nossa comunidade.

Kaz, sei que foste juntamente com o Goldmonkey um dos grandes impulsionadores do fórum Guitarradas.com, conta-nos como tudo aconteceu.
Kaz:
O Goldmonkey é frequentador de um fórum que eu também administro, dedicado à criação de vídeo-jogos. Ele abriu um tópico sobre um fórum para guitarristas, precisava de ideias para nomes. E por acaso o nome guitarradas.com foi sugestão minha e ele gostou logo, e registou o domínio. Creio que à custa disso começamos a falar de guitarras e de música, e ele perguntou-me se queria ser moderador do fórum, já que eu tinha alguma experiencia com ambas as coisas. No início o fórum era verde, e eu achei que se calhar ficava melhor cinza ou branco ou preto, e ele, como me conhecia como artista, lá confiou, e deu-me poderes de administrador para eu alterar as configurações do fórum.
Deu jeito, porque ouve uma altura que ele não estava tão presente e eu tive que arranjar um par de coisas aqui e ali.
Será que nos podes revelar alguns dos segredos que tem levado o fórum Guitarradas.com, a atingir a popularidade que tem neste momento?
Kaz: Eu lembro-me de no inicio o naré (um dos moderadores do guitarradas.com) me enviar uma pm a perguntar “Então? Onde anda o pessoal???” e ao mesmo tempo a dar um par de ideias para aumentar a popularidade do site. O que me parece a mim é que guitarra é realmente um tema comum, e o pessoal da minha idade ou da tua, provavelmente já sabe um bocado de inglês, já se safa na net à procura. Mas um miúdo de 13 anos, já tem mais dificuldade. E o que acontece é que à custa de jogos como guitar-hero, a arte de tocar guitarra ganhou um novo fôlego, e muito do pessoal mais novo rapidamente salta para a net à procura de informação. Guitarradas.com aparece muito em cima nos motores de busca, e é em português!

Como é que se consegue manter um fórum como o Guitarradas.com sem aqueles desaguisados que normalmente acontecem entre membros? Pois isso é algo que não se vê neste fórum.
Kaz: Para mim a questão é a completa falta de barreiras. Seja de idade seja de nacionalidade seja de ideias. Nós temos vários tipos de música, vários tipos de pessoas e vários tipos de idades, e regra geral o pessoal não entra em conflito. Já ouve situações em que foi preciso banir, reclamar, chamar a atenção, bloquear e assim, mas contam-se pelos dedos de uma mão. Gosto principalmente de ter o utilizador de 13 anos a falar com o de 40, sem se sentir uma barreira. Creio que seja pelo facto do assunto ser mensurável, e não necessariamente associado à idade. Alguém de 20 anos pode saber tanto de guitarra como alguém de 50, e isso põe o factor idade de parte.
Claro que também ouve medidas que eu tomei por iniciativa própria, que foi controlar e desencorajar conversas sobre tópicos separatistas. Tipo Futebol, Religião, gostos musicais se for tipo “o meu é melhor que o teu”. Esse tipo de conversa gera muita divisão entre os membros, e claro, não ajuda.


Quando tens necessidade de nomear novos moderadores para o fórum, quais são os critérios utilizados para o fazer.
Kaz:
Parte tem a ver com a “senioridade no forum” ou seja, há quanto tempo são membros, depois tem a ver com a motivação que mostram, mas para mim o mais importante é a conduta. Nunca colocaria alguém problemático como moderador porque acabaria por só envenenar os outros tópicos.
Inicialmente escolhemos o Naré e o SergioPT pk ambos era activos. O naré era muito participativo e interessado. O SergioPT tinha uma abordagem mais técnica e um discurso relativamente claro. Pareceu-me a pessoa ideal para eventualmente editar e corrigir tópicos sobre temas técnicos. O Naré sempre teve um papel mais social. Já por varias vezes foi ele que colocou o pessoal “na linha”.
Mais tarde convidamos o Jota Jota, o Kicos e o Boavida por razoes similares. Senioridade e postura.

Mudando um pouco de assunto, como guitarrista e vocalista da banda Classified, fala-nos um pouco sobre a tua banda, como tudo começou?
Kaz:
A banda começou quando o baterista nos convenceu a ir a casa dele “dar uns tokes” quando ele comprou a bateria. Eu já tinha tido umas bandas, que entretanto acabaram e confesso que tava com saudades daquele ambiente. Alinhei e olha, é o que se vê. Fomos andando gradualmente, com uma maquete muito simples ao inicio, depois umas melhores um bocado, e em 2006 o nosso primeiro EP, Loud n’ Angry, fartamo-nos de rodar, tocamos muito na zona norte principalmente. Demos um saltinho ao centro, mas foi muito rápido. Agora tamos a tratar do primeiro álbum mesmo, e em principio vamos gravar no inicio de Setembro.

Sei que tem tido vários concertos durante o ano, como tem sido a receptividade do público em geral?
Kaz:
A receptividade tem sido boa, mas é sempre difícil julgar, porque quem nos diz o que achou geralmente são pessoas que já nos conhecem. Essas já podem ser um bocado mais honestas, mas é também pessoal de outras bandas, sem interesse em criticar negativamente. Nós não costumamos perguntar, mas já tivemos algumas boas críticas e o pessoal tem se mostrado “agradado”. Até que ponto é que isso representa algo palpável em termos de fãs, já não te sei dizer. O último concerto que demos foi aparentemente bem recebido. Eu não consegui julgar porque tinha os holofotes nos olhos e não via a reacção do pessoal, mas ouvi depois na rádio que o pessoal que assistiu até curtiu. Diz-se… não sei ao certo!

Não querendo adiantar-me muito neste campo, pois iremos ter oportunidade num futuro próximo de falar e dar a conhecer melhor o teu projecto musical, queria apenas perguntar como está a vossa agenda de espectáculos até ao final do ano?
Kaz:
Não está nada de especial. Estamos mais concentrados no álbum do que em marcar concertos. Mas a realidade é que é preciso um concerto aqui e ali para apanhares uma bofetada musical. Em palco não se pode errar (muito), e isso obriga os ensaios a serem mais produtivos e objectivos. Quando estás concentrado só em fazer músicas novas, facilmente te perdes, e nunca mais fazes nada. Além do concerto no souto rock, no passado mês de Julho, e no Rock na barragem, que ainda não foi, mas pela altura que esta entrevista sair provavelmente já terá sido, não temos nada mais marcado, mas vamos com certeza começar a marcar, e não só pelo norte.

Voltando ao assunto, fórum Guitarradas.com, será que nos podes revelar as novidades em relação ao futuro do fórum?
Kaz:
Ora bem… Novidades, novidade não temos nada assim na mesa, mas eu tenho já há algum tempo andado a pensar em criar um tema novo para o fórum. Só para ficar com um look mais dinâmico e com mais impacto. Fora isso tenho é andado a planear o que seria uma boa serie de tutoriais para iniciados. Tal como fiz aqueles vídeos sobre a escala pentatónica menor, estava a pensar em fazer sobre técnicas mais simples para o pessoal que ainda está a começar.

Já alguma vez te passou pela cabeça de fazerem um Festival com as bandas dos membros do fórum, algum tipo FESTIVAL GUITARRADAS.COM?
Kaz:
Passou agora que falaste nisso! Ehehe. Não, confesso que não. Mas já me passou pela cabeça uma espécie de acampamento ou assim. Arranjar alguém que emprestasse a quinta do avô no Alentejo e íamos para lá para debaixo de um sobreiro acampar e tocar guitarra pela noite fora.

Acabava esta pequena entrevista a pedir-te para deixares uma mensagem aos nossos leitores.
Kaz:
Mando aos leitores e utilizadores do fórum um abraço, e faço o convite a usarem esta entrevista como exemplo, e mais especificamente a tua iniciativa de arrancar com o blog, e esperar que a moda pegue e que em breve tenhamos uma fonte de informação de fazer corar qualquer site estrangeiro!
O fórum tem sido relativamente fácil de manter, o pessoal é bastante porreiro, o que só prova que o Brian May tinha razão quando dizia que “a música é como o futebol, só que estão todos na mesma equipa”.
Quem quiser colaborar só tem que fazer o que o DeepShadows fez. Mandar uma pm e tomar uma iniciativa!

4 comentários:

  1. Acho que a entrevista ta brutal!!
    Gostava muito de ver os Classified ao vivo, mas teria de ser mais aqui para o Porto porque em Barcelos não conheço nada.. =P é que ouvi a música por exemplo que tinham no levisawards e era muito fixe fiquei curiosa...
    Gostei muito da ideia do acampamento, um acampamento só com o pessoal do fórum era algo woow... e mesmo de festival também era giro.. =)
    Queria também agradecer ao Kaz e ao Goldmonkey por terem criado o fórum, que tem-me ajudado muito, tem muitas coisas interessantes e mesmo é um sitio fixe pa se tar e ter umas discussoes sobre assuntos fixes e tal... ;)
    Também porque como disse o Kaz, uma pessoa de 50 anos a ter uma conversa de 13 é simplesmente brutal, e até porque podemos aprender muito por quem tem mais experiência e afins...
    Acho k é simplesmente 5*

    ResponderEliminar
  2. embora nao tenha banda aqela ideia do festival guitarradas.com pareceu-me muito boa...

    parabéns pelo projecto!

    ResponderEliminar
  3. Ah pois é! Falou e disse! Grande Kaz, grande entrevista. Parabens. Vamos pra frente com isto...

    Naré

    ResponderEliminar